Como tratar varizes em homens?
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|
A saúde vascular do homem nos últimos anos vem ganhando destaque. Cada vez mais os homens são exigidos fisicamente em suas atividades diárias, em longos períodos de pé ou sentado em seus trabalhos, em atividades físicas de alto impacto e nos seus momentos de lazer. É frequente observarmos a presença de varizes nas pernas, muitas vezes não percebidas pelo próprio paciente.
Em muitos casos, por desinformação, o homem tende a pensar que o problema da circulação venosa é apenas estético, sem levar em consideração a potencial gravidade da doença varicosa. Grande parte da população masculina desenvolve varizes de grosso calibre, que podem levar aos sintomas de inchaço, dor, manchas avermelhadas e escurecidas nos tornozelos e, nos casos mais graves, ao surgimento de úlceras venosas.
Novos métodos de tratamento de varizes foram desenvolvidos nos últimos anos, o que propiciou uma maior eficácia e uma maior segurança nas técnicas realizadas. Mesmo em casos de varizes grossas, é possível tratarmos com procedimentos cada vez menos invasivos, na maioria das vezes no próprio consultório, sem a necessidade de cirurgias extensas.
A seguir, descrevo alguns dos principais métodos utilizados atualmente, com um enfoque especial na utilização dessas novas tecnologias em homens:
1) Laser endovenoso para o tratamento da insuficiência das safenas:
O tratamento com Laser endovenoso pode ser feito nos pacientes que tem refluxo valvular nas safenas magna (interna) e parva (externa), através da termoablação dessas veias. Nesse método, é inserida uma fibra de Laser ou cateter de Radiofrequência, nas veias comprometidas, com o objetivo de "queimar" internamente a veia enquanto o dispositivo é tracionado. Pode ser feito com anestesia local, acompanhado ou não de sedação, com recuperação imediata após o tratamento. O paciente sai caminhando do procedimento, sem necessidade de repouso, com retorno precoce às suas atividades habituais.
2) Tratamento de varizes totalmente com Laser endovenoso:
É a técnica mais nova no tratamento de varizes de grosso calibre e a mais utilizada por mim no tratamento de varizes em homens, que pode ser realizada em conjunto com o tratamento das safenas, na qual é feita a termoablação de todas as varizes sem cortes, somente com pequenos furos para a colocação da fibra de laser no interior das veias. A recuperação também é imediata, sem necessidade de repouso após o procedimento. Observamos resultados excelentes com essa técnica, mesmo nos casos mais graves, nos quais há varizes bastante aumentadas de diâmetro e muito tortuosas.
3) Tratamento com Espuma Densa Ecoguiada:
Excelente técnica para o tratamento de varizes em homens, devido à sua praticidade, com bons resultados para todos os tipos de varizes. Permite retorno ao trabalho e às atividades físicas, com leves restrições, já no mesmo dia do procedimento. Nessa técnica, é realizada uma ablação química na veia, que "seca" alguns instantes após o procedimento. Uma outra vantagem da técnica é o custo, mais baixo se comparado aos procedimentos com Laser endovenoso. Pode ser utilizada para o tratamento completo das varizes ou como complemento em varizes residuais que não forem tratadas nos procedimentos com Laser.
4) Ablação Mecânico-química das safenas (MOCA):
Utilizada também nos casos de insuficiência das safenas, o MOCA combina o uso da espuma densa com um dano físico causado pelo equipamento na parede interior da veia, o que permite uma maior eficácia em comparação com o tratamento de espuma, principalmente em safenas mais calibrosas. Também é realizado com anestesia local, em pequena quantidade, e a recuperação é imediata. Seus resultados são semelhantes ao Laser endovenoso.
5) CLaFS (CryoLaser and Foam Sclerotherapy - ou LAAF):
Em algumas varizes mais grossas, mais expostas na pele, em áreas mais visíveis, utilizamos esse método em que combinamos Laser transdérmico e Espuma densa visando obter melhores resultados estéticos. Devido a características dessas veias, a chance de manchas após o procedimento de espuma densa é elevada. Então, a fim de prevenir manchas, sem perder a qualidade no resultado do tratamento das varizes, utilizamos as duas técnicas em conjunto.
6) CLaCS (CryoLaser and CryoSclerotherapy):
Utilizada para tratar varizes de médio e pequeno calibre, é uma técnica bastante consolidada, que leva à eliminação de vasos nutridoras de microvarizes, com excelente resultado estético. Trata-se de uma combinação do uso de Laser transdérmico e Crioescleroterapia. Nos homens, é usada geralmente na fase final do tratamento, quando as varizes maiores já foram eliminadas.
7) Laser transdérmico, Crioescleroterapia e Escleroterapia convencional:
Essas técnicas podem ser utilizadas separadamente ou em conjunto para o tratamento de microvarizes. Nos homens, é muito frequente o aparecimento desses vasinhos na região dos tornozelos e face interna do pé, onde damos preferência à utilização do Laser transdérmico.
Todas as técnicas acima são realizadas com utilização de diversos equipamentos sofisticados de avaliação, como o ultrassom com doppler e com dispositivo de realidade aumentada, e também com resfriador de pele para menor sensibilidade durante o procedimento.
Se desejar saber mais, acesse o meu site www.riovascular.com.br ou envie suas dúvidas através do e-mail equipevascular1@gmail.com .
E, para marcar uma consulta, entre em contato com os telefones (21) 2284-8538 e (21) 99255-1771. Atendo na Tijuca, Botafogo e Jardim Botânico - Rio de Janeiro - RJ.
Obrigado pela visita em nosso site!